Mercado do Ouro

 

O antigo Mercado do Ouro foi construído pela Companhia Edificadora do Pilar, em uma área aterrada do Porto de Salvador, no século 19, junto ao antigo Cais Dourado (atual Praça Marechal Deodoro, Comércio). Era destinado principalmente aos muitos comerciantes ambulantes que vendiam seus produtos na área.

Em 1º de setembro de 1874, o comerciante português Manoel Francisco de Almeida Brandão e seus sócios constituíram uma sociedade para a construção de uma praça de mercado no local. O prédio do Mercado, de notável mérito arquitetônico, começou a ser construído em setembro de 1875, de acordo com Consuelo Sampaio (50 anos de urbanização, 2005). Foi inaugurado em 1879.

Possuía amplos armazéns e escritórios comerciais, com um total de 75 metros de frente e 100 m de comprimento. No centro da praça interna existia um chafariz de mármore, como relatado no Almanaque da Bahia de 1881.

Nos domingos, a área em torno do Mercado era palco de samba de roda e capoeira.

Em 1910, o Mercado foi adquirido pelo comerciante Francisco Amado da Silva Bahia.

Por volta de 1914, o cais do Mercado foi aterrado devido às obras de ampliação do Porto e, com isso, perdeu grande movimento. Por volta de 1940, parte da frente foi demolida para a passagem da Avenida Jequitaia e uma nova fachada foi construída. Incêndios destruíram parte da estrutura interna. Parte das estruturas laterais e alguns portões de ferro sobreviveram.

Em 1954, tornou-se propriedade da Patrimonial Amado Bahia Ltda, administrada pelos descendentes de F. A. S. Bahia. A partir dos anos 1980, toda a região entrou em decadência com a transferência de muitas sedes de empresas para outros bairros.

Desde 2007, funciona, no local, o Museu du Ritmo, com a Timbalada de Carlinhos Brown, onde acontece eventos e shows.

Mais: Cais do Ouro e o Mercado Modelo antigo

 

Mercado Ouro

 

Fotografia anterior a 1912, por E. A. Ingram.

 

Mercado Modelo

 

Arquitetura Mercado

 

Bairro do Comércio antigo

 

O antigo Mercado do Ouro visto da Praça Marechal Deodoro.

 

Um dos portões originais do Mercado do Ouro, entrada principal do Museu du Ritmo.

 

Evento da Timbalada no Mercado do Ouro.

 

Salvador Antiga

 

Copyright © Guia Geográfico - Salvador, Bahia Brasil.

 

Predio historico

 

Timbalada

 

Salvador Antiga

 

 

 

 

 

 

 

Mercado do Ouro

 

Divulgação