Antigo Mercado Modelo

 

No início do século 20, a estrutura do bairro do Comércio de Salvador foi bastante modificada com a ampliação do Porto e seus aterros. Antes existiam alguns centros comerciais, com seus próprios cais. Com o novo Porto, esses cais foram desativados.

O primeiro Mercado Modelo começou a ser construído em 1911, em um local que pertencia a Marinha, ao lado da Praça Cayru. Foi inaugurado em 9 de dezembro de 1912, com cerca de 2.400 m² (40m x 60m). Tinha estrutura metálica com marquises, telhado com três níveis, permitindo boa ventilação e iluminação natural, e cobertura de zinco. Tornou-se o principal centro de abastecimento da Cidade, comercializava-se principalmente gêneros alimentícios.

Essa arquitetura, em estilo industrial, do primeiro prédio do Mercado Modelo não agradou muito aos baianos. Em agosto de 1915, a Intendência Municipal abriu concorrência para sua reforma e ampliação. A única proposta foi a dos engenheiros Filinto Santoro e Portella Passos, que foram contratados. O Mercado Modelo ganhou, então, sua conhecida arquitetura, em estilo eclético.

Com o tempo, o Mercado Modelo transformou-se em referência cultural da Cidade. Lá vendiam-se todos os ingredientes da culinária baiana, existiam frequentes rodas de capoeira e ouviam-se todos os ritmos musicais dessa Terra. Escritores, pintores e outros artistas inspiravam-se no local.

Em 1917, o Mercado sofreu o primeiro incêndio, com danos parciais. Em 1922, um segundo incêndio destruiu grande parte de sua estrutura. Um terceiro incêndio ocorreu em 1943, com danos parciais. Em 1º de agosto de 1969, ocorreu o último incêndio, que destruiu completamente o antigo Mercado Modelo.

Em dois de fevereiro de 1971, um novo Mercado Modelo foi inaugurado no antigo prédio da Alfândega. Seu comércio, entretanto, passou a ser principalmente o artesanato e lembranças da Bahia para turistas.

 

Primeiro Mercado Modelo
Mercado Modelo

 

O antigo Mercado Modelo visto da Cidade Alta, por volta dos anos 1960. Postal Mercator.

 

Acima, o antigo Mercado Modelo em sua plenitude, por volta dos anos '40. Embaixo, o primeiro prédio do Mercado Modelo, em construção, por volta de 1912. Adotou-se estruturas metálicas, com teto em três níveis.

 

Um dos portões principais do antigo Mercado Modelo, no Comércio, e outros prédios históricos da Cidade Alta, por volta dos anos '30.

 

Mercado do Ouro

 

Mercado Modelo arquitetura

 

Salvador Antiga

 

Mercado Modelo

 

Mercado Comercio

 

Copyright © Guia Geográfico - Mercado Modelo antigo, Salvador BA.

 

 

 

Antigo Mercado Modelo

 

Salvador Antiga

 

 

 

 

(Ampliar)