Imagens Antigas do

Vale do Queimado e Caixa d'Água

O Vale do Queimado faz fronteira com os bairros da Caixa d'Água, Lapinha e Liberdade. Era a antiga Fazenda Santo Antônio do Queimado. O local é o berço do rio Queimado, uma das nascentes do rio Camurugipe.

A Fonte do Queimado foi descoberta pelos jesuítas por volta de 1600. Em 1801, a fonte recebeu uma edificação em alvenaria. Em 1838, foi reformada, ganhando o aspecto que pode ser visto na foto ao lado.

Em 1852, foi fundada a Companhia de Água do Queimado. Sua finalidade era a distribuição de água à população, principalmente através de chafarizes. A Companhia começou a funcionar em 1857, com instalações no local.

Em 1859, o imperador Dom Pedro II esteve no local para a inauguração do reservatório da Cruz do Cosme, o primeiro em alvenaria do Brasil. A Companhia do Queimado foi também a primeira do Brasil a distribuir água encanada. Em 1905, a Companhia foi encampada pelo Município.

Hoje, essa área histórica faz parte do Parque do Queimado e da OAF - Organização de Auxilio Fraternal, uma instituição católica que abriga a Capela São José. O Parque do Queimado pertence à Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento).

O local onde foi instalado o reservatório era conhecido antigamente como Cruz do Cosme. O reservatório era popularmente chamado de caixa d'água e, assim, ficou o nome atual do bairro.

 

Salvador Antiga

 

 

Antigo Queimado

 

O Queimado, nos anos '30, e as caixas d'água, substituídas nos anos '70 por uma de concreto.

 

As duas fotos acima são uma sequência da outra, cerca de 1880, por Gaensly, cerca de 1880.

 

Vista do lago da Companhia de Água do Queimado, cerca de 1880, por Gaensly. Ao fundo, o Convento da Soledade.

 

Vista geral da antiga Companhia de Água do Queimado, que começou a funcionar em 1857. Fotografia de Guilherme Gaensly, cerca de 1880. Três outras fotografias de Gaensly, das instalações do Queimado, estão indicadas nesta página.

 

Foto antiga do Largo do Queimado.

 

Parque Queimado

 

Caixa dagua

 

Acima, postal dos primeiros anos do século 20 ou do final do século 19. Vê-se as instalações industriais do Queimado, a fonte e a Capela. Embaixo, postal circulado em 1911, onde se vê o Queimado e a antiga Caixa d'Água (Reservatório da Cruz do Cosme).

 

Lago Queimado

 

 

Caixa Dagua Gaensly

 

Queimado Gaensly

 

Queimadinho

 

Copyright © Guia Geográfico - Imagens antigas de Salvador, Bahia

 

Queimadinho antigo

 

 

Salvador Antiga

 

 

(Ampliar)

 

(Ampliar)

 

 

 

 

 

(Ampliar)

 

(Ampliar)