Imagens Antigas da

Praça da Sé

 

Este é um fragmento do Prospecto de Caldas, de 1756 a 1758, nos últimos anos da presença dos jesuítas no Brasil. Na parte de cima, está representado o trecho da Cidade Alta, desde a atual Catedral até a Misericórdia, que inclui o espaço da atual Praça da Sé.

O antigo templo da Sé Primacial do Brasil ergue-se majestoso. Infelizmente, seu magnífico frontispício foi demolido poucos anos após a confecção dessa ilustração, como precaução, devido a deslizamentos de terra à frente. Todo o templo foi demolido em 1933, dando origem a atual Praça da Sé. Essa foi a igreja mais admirável construída na época da América Lusitana.

Note a indicação dos Estudos Gerais da Companhia de Jesus, em espaço da atual Praça da Sé. Essa foi a primeira universidade do Brasil. Com a expulsão dos jesuítas, em 1759, essas instalações entraram em ruínas e foram demolidas em 1801.

Ao lado dos Estudos Gerais, está o segundo templo da Igreja de São Pedro dos Clérigos. O primeiro templo foi construído ao lado da Sé, mas o espaço foi cedido para a construção do Palácio da Arquidiocese. Também, por problemas de deslizamentos de terra, a Igreja foi transferida para o local atual, no Terreiro de Jesus.

 

Informações sobre a Praça da Sé

 

Estudos Gerais da Companhia

(jesuítas)

 

Este é o primeiro aspecto urbano da Praça da Sé, registrado pelo fotógrafo baiano Voltaire Fraga, em 1940. A Praça não existia antes de 1933, quando a Sé foi demolida.

 

Diogenes Rebouças

 

Antigo prédio da Estação da Linha Circular Carris, por volta do início do século 20. Hoje, está no local um prédio, inaugurado em 1925, da Coelba, empresa herdeira dessa antiga companhia de bondes. Embaixo, postal enviado em 1908.

 

Acima, o terminal de ônibus da Praça da Sé, o principal da Cidade, na época. Era cerca de 1959, pois o Edifício Themis estava em construção. Embaixo, um postal circulado em setembro de 1960, com o Themis pronto.

 

Este é o antigo Belvedere da Sé, um espaço deixado pela antiga Sé, incluindo seu adro, que por muito tempo foi explorado por lanchonetes. Postal Colombo, dos anos '60.

 

Praça Se antiga

 

A Rua do Colégio no século 19, pintura documental do artista e arquiteto baiano Diógenes Rebouças (1914-1995).

Este trecho fica na atual Praça da Sé. Ao fundo, está a atual Catedral. Os prédios à esquerda foram demolidos para formar a Praça, incluindo a antiga Sé, com uma pequena parte indicada bem à esquerda.

 

Embaixo, o mesmo trecho da ilustração acima, em fotografia de Marc Ferrez, de 1875.

 

Palácio do Arcebispo

 

Cidade Noite

 

Terminal Se

 

Terminal Onibus

 

Palacio

 

Marc Ferrez

 

Cerca de 1950

 

Final dos anos 1950

 

Cerca de 1960, com os novos prédios da época, a sede da ABI e o Edifício Themis.

 

Anos 1970 (postal Mercator).

 

Final dos anos 1940. Foto da mesma época da de cima.

 

Final dos anos 1940.

 

Início dos anos 1960.

 

Catedral Se Vilhena

 

Seculo 18

 

Bahia Velha

 

Antiga Linha Circular

 

Estação Carris

 

Adro

 

Igreja de São Pedro dos Clérigos

 

Anos 1960

 

Praça da Se

 

Salvador Antiga

 

Igreja dos Jesuítas

 

Voltaire Fraga

 

Início dos 1960.

 

Salvador Antiga

 

Copyright © Guia Geográfico - Salvador Antiga

 

Kazys Vosylius Bahia

 

 

 

 

 

 

(Ampliar)

 

 

 

 

 

(Ampliar)