Eduard Hildebrandt

 

Eduard Hildebrandt nasceu em Danzig, em 9 de setembro de 1818, quando essa cidade era parte da Prússia e, posteriormente, parte do Império Alemão. Anteriormente era território polonês e atualmente é a cidade de Gdańsk, da Polônia.

Quando Eduard tinha 13 anos, seu pai faleceu. Fez seus primeiros estudos em Berlim e, posteriormente, em Paris. Em 1839, viajou por alguns países da Europa, pintando paisagens e cenas do cotidiano. Em 1842, visitou a Bélgica e a França, onde foi premiado no Salon de Paris.

Ao retornar a Berlim, conheceu o naturalista Humboldt que recomendou o jovem artista ao rei Frederico Guilherme IV, Imperador da Prússia.

Em 1844, veio ao Brasil como membro da expedição científica patrocinada pelo Imperador. Chegou no Rio de Janeiro em 31 de março. Em junho foi a São Paulo. Em agosto, chegou na Bahia, depois foi para Pernambuco. Nesses lugares fez ilustrações de imenso valor histórico. Em outubro, estava nos Estados Unidos.

Em 1847, ensinou pintura na Academia de Belas Artes de Berlim. Posteriormente voltou a viajar pela Europa e Ásia e seus trabalhos foram publicados em um álbum em 1867.

Faleceu em Berlim, em 5 de outubro de 1869.

 

Fotografia

 

Retrato de Eduard Hildebrandt por Louis Auguste Moreau, em 1844, no Brasil.

 

Rosario Hildebrandt

 

Eduard Hildebrandt

 

Acima, parte do magnífico panorama de Salvador pintado por Hildebrandt, quando ele esteve na Bahia. Embaixo, o Rosário no Centro Antigo de Salvador.

 

 

Salvador Hildebrandt

 

Salvador Antiga

 

Farol Barra

 

 

Copyright © Guia Geográfico - Biografias de ilustradores históricos.

 

(1818 - 1869)

 

Salvador Antiga