Augustus Earle

 

Augustus Earl nasceu em Londres, em 1º de junho de 1793, filho do artista estadunidense James Earl, com sua esposa Caroline. Augustus também era sobrinho de Ralph Earl, outro renomado pintor estadunidense. Seu pai estudou na Royal Academy of Arts, em Londres, e retornou para os Estados Unidos, em 1894, falecendo dois anos depois. Posteriormente, Augustus adicionou um "e" ao seu sobrenome. Ele tinha duas irmãs mais velhas, Phoebe, também uma pintora, e Clara.

Acredita-se que Augustus Earle também estudou na Royal Academy, embora não formalmente. Em 1806, com apenas 13 anos, ele expôs o Judgement of Midas, na Royal Academy, onde continuou a fazer outras exposições posteriormente.

Em 1815, ele visitou a Sicília e depois seguiu para Malta, onde estava seu meio-irmão o capitão W. H. Smyth. Lá, ele pintou uma vista de Valletta. Acompanhando Smyth, ele visitou também Gibraltar e outros lugares do Mediterrâneo, fazendo desenhos de pontos de interesse. Em 1817, Earle retornou para a Inglaterra e partiu para Nova York, no ano seguinte, onde trabalhou por alguns meses. Em julho do mesmo ano, ele expôs duas pinturas na Pennsylvania Academy of Fine Arts.

Em 11 de fevereiro de 1820, ele embarcou no Warrior, chegando no Rio de Janeiro, em dois de abril. Em junho, ele visitou o Chile, chegou em Lima, em julho, onde desenhou e pintou até 10 de dezembro, quando deixou o Peru. Em janeiro de 1821, retornou ao Rio de Janeiro, e trabalhou por três anos, visitando várias partes do Brasil. Em 1823, pintou Gate of Pernambuco, que foi exibida na Royal Academy, em 1824. Tudo indica que Earle esteve na Bahia, nessa época, pois as embarcações que viajavam do Rio a Pernambuco, sempre paravam no Porto de Salvador.

Em 17 de fevereiro de 1824, Earle embarcou para a Índia a bordo do Duke of Gloucester, mas, devido a uma tempestade, ficou na ilha de Tristão da Cunha, no Oceano Atlântico Sul. Oito meses depois, ele foi resgatado por um navio que seguia para a Austrália.

Aportou em Hobart, em 18 de janeiro de 1825. Por volta de outubro, mudou-se para Sydney, tornando-se um dos principais artistas locais. Pintou retratos de personalidades ilustres, decorou a sala de jantar do Governador, fez desenhos de paisagens e ilustrações de aborígenes. Abriu uma galeria de arte, adquiriu uma prensa litográfica e publicou Views in Australia (Sydney, 1826). Em outubro de 1827, ele foi para a Nova Zelândia, retornando para Sydney, em maio do ano seguinte.

Em outubro de 1828, Earle deixou a Austrália e visitou as Ilhas Caroline, Guam, Manila, Singapura, Málaca e Maurícia. Retornou para a Inglaterra, em 1830, e publicou alguns de seus trabalhos.

Em 28 de outubro de 1831, Augustus Earle juntou-se à expedição científica do Beagle, da qual Charles Darwin fez parte. Em 27 de dezembro de 1831, o Beagle deixou a Inglaterra. Em 28 de fevereiro de 1832, chegou em Salvador, onde ficou até 18 de março. Passou por Abrolhos e seguiu para o Rio de Janeiro.

A saúde de Earle deteriorava-se e ele teve que deixar a expedição, em Montevideo, em agosto de 1832. Seu lugar, como artista do Beagle, foi então ocupado pelo inglês Conrad Martens.

Augustus Earle faleceu em 10 de dezembro de 1838, em Londres.

 

Augustus Earle

 

The Gate of Pernambuco, óleo sobre tela de Augustus Earle, de 1823.

 

Charles Darwin

 

Capoeira

 

Female soldier

 

A Cidade do Salvador, cerca de 1823 ou em 1832. Litografia de Thomas Abiel Prior, com base em desenho de Augustus Earle.

 

Ilustração de Augustus Earle com o título Negroes fighting, Brazils, original na National Library of Australia. Era a capoeira e um policial aproxima-se. Não se sabe o local onde Earle pintou essa aquarela, mas a bananeira e o coqueiro, ao fundo, à direita, indica que pode ter sido na Bahia, quando o artista visitou o Nordeste, por volta de 1823 ou em 1832. A National Library of Australia tem, em seu acervo, 19 aquarelas e dois nanquins de Earle sobre o Brasil.

 

A heroína da Independência do Brasil, Maria Quitéria, com dois desenhos de Augustus Earle. Acima, aquarela com o título A Female Soldier of South America. À direita, ilustração publicada, em 1824, no livro de Maria Graham.

 

Pernambuco

 

Salvador Antiga

 

Maria Quitéria

 

 

Copyright © Guia Geográfico - Biografias de artistas históricos.

 

(1793-1838)

 

Augustus Earle

 

Salvador Antiga