Praça da Inglaterra em Meados do Século 20

A Praça da Inglaterra foi urbanizada sobre o aterro do Porto, inaugurado em 1913. Às novas ruas e praças, da área aterrada, foram dados nomes de nações. Nessa época, o bairro do Comércio, que herdou seu nome da antiga Praça do Comércio, atual Conde dos Arcos, chegou a ser chamado de Bairro das Nações, mas não pegou. A Praça da Inglaterra, que toma dois quarteirões, é uma extensão à frente do antigo Morgado de Santa Bárbara.

 

 

Praça Inglaterra

 

Após a inauguração do Monumento à Castro Alves, em 1923, o antigo chafariz do Largo do Theatro foi trazido para cá, onde ficou até 1948, quando foi inaugurado o monumento a J.J. Seabra. O chafariz de Colombo pode ser visto aqui, na Praça da Inglaterra, por detrás das árvores e em foto no pé desta página.

 

Cristovao Colombo

 

Praça antiga

 

Praça da Inglaterra

 

Aqui está o chafariz de Colombo na Praça da Inglaterra, antes de 1948.

À esquerda, o prédio da Companhia Imobiliária da Bahia. Ao fundo, a Rua Pinto Martins, antiga Rua Santa Bárbara, que dá acesso à Ladeira da Montanha. O prédio, à direita, ganhou mais um pavimento (compare com as fotos acima), hoje abriga a Faculdade Dom Pedro II.

 

Praça da Sé

 

Acima, o prédio da Companhia Imobiliária da Bahia, inaugurado nos anos 1920, atualmente Faculdade da Cidade do Salvador.

 

◄ Correios

 

Bairro do Comércio antigo

 

Esta fotografia é posterior à de cima.

 

Salvador Antiga

 

Copyright © Guia Geográfico - Salvador, Bahia Brasil.

 

Salvador Antiga