Cricket no Campo Grande - 1873

 

Esta é uma ilustração feita pelo artista suíço J. J. Wild, que esteve em Salvador, em 1873, com a expedição do H.M.S. Challenger.

Trata-se de um jogo de cricket, no Campo Grande, entre oficiais do H.M.S. Challenger e do Bahia Cricket Club, como indicado nos relatórios da expedição. Esta ilustração é provavelmente o primeiro registro iconográfico desse esporte no Brasil. As construções, ao fundo, ficavam do mesmo lado do atual Hotel da Bahia.

A ilustração foi originalmente publicada, em 1878, na obra do próprio J.J. Wild (At Anchor: Sketches from the Many Shores Visited by HMS Challenger, Londres). Wild tirou fotografias da Cidade, mas, na época, fotografias requeriam longos tempos de exposição, sendo impróprias para o registro de esportes.

Em meados do século 19, o Campo Grande era ocupado principalmente por estrangeiros. Os ingleses construíram lá sua Capela Anglicana (1853). Ainda existe a Rua Banco dos Ingleses, que liga o Campo Grande à Avenida Contorno e existia o Hotel dos Estrangeiros. Os ingleses também habitavam a Vitória, que se conecta ao Campo Grande. Em 1819, por exemplo, Robert Pearce registrou residências britânicas na Vitória e o Cemitério Britânico, na Ladeira da Barra, data de 1811.

O Campo Grande era um local de prática regular de cricket, na segunda metade do século 19, talvez antes. Por exemplo, o Jornal do Commercio, de Pernambuco, de 28 de setembro de 1872, refere-se a um jogo de cricket realizado, no Campo Grande, entre clubes de Pernambuco e de Salvador. Outro exemplo, The Anglo Brazilian Times (Rio de Janeiro), de 7 de setembro de 1878, refere-se a um jogo no Campo Grande realizado por membros do Bahia Cricket Club (incorporado à Associação Atlética da Bahia, em 1921).

Esse grande largo era conhecido como Campo Grande desde os anos 1840, ou antes, e foi terraplenado no início dos anos 1850. O campo do cricket não possui dimensões fixas, podem ser grandes ou pequenos. Apenas o retângulo central possui dimensões definidas (22 jardas x 10 pés). A historiografia costuma indicar que o cricket chegou no Brasil nos anos 1860, no Rio de Janeiro, mas lá seria na verdade o jogo do cajado, de Portugal, como indicado em um jornal de 1872. O cricket praticado na Bahia, entretanto, era o original inglês.

 

Cricket Brasil
Campo Grande

 

Seculo 19

 

Salvador Seculo 19

 

Este é o Campo Grande por volta da mesma época da ilustração acima, em fotografia de Guilherme Gaensly. Ao fundo, à direita, estão as casas que se vê na ilustração acima. Gaensly era um fotógrafo suíço, que morava em Salvador, desde 1848, e também fotografou a Capela Anglicana do Campo Grande.

 

John James Wild

 

Copyright © Guia Geográfico - Esporte do século 19 em San Salvador, Bahia Brazil, críquete na America.

 

Salvador Antiga

 

J.J. Wild, no final do século 19, quando era professor de literatura na Universidade de Melbourne, Austrália.

John James Wild (Jean Jacques Wild) (1824-1900) nasceu em Zurique, na Suíça. Era antropólogo, oceanógrafo, ilustrador de história natural e litógrafo. Participou da expedição do H.M.S. Challenger, de 1872 a 1876. Em 1881, emigrou para a Austrália, onde ensinou literatura e línguas modernas na Universidade de Melbourne.

 

Salvador Antiga

 

Cricket no Campo Grande - 1873